Funcionamento do motor – Entenda e economize!

Olá pessoal, primeiramente, desculpem-me por demorar a atualizar, mas é que os últimos dias têm sido bem cheios pra mim.

Bem, o Funcionamento de Motores (Xiii, lá vem Grego…), para que servem essas peças? (Vela??? Nossa, tem vela no motor?); As maioria dos motoristas torce o nariz.

Para facilitar o entendimento, precisamos saber que: O veículo, qualquer que seja, sendo carro, moto, pick-up, caminhão é um objeto pesado,  que precisa de força para se deslocar.

Mas o que é essa força que move todo este peso? A resposta é:

O cavalo-vapor, de símbolo cv, é uma unidade de potência  que equivale a 75 Kgm.f.m. (Kilogramas x força x metro) Um Kgf.m por sua vez corresponde ao trabalho gasto para se elevar uma massa de um quilograma a um metro de altura ao nível do mar. A medida de potência geralmente é medida em Watts, por isso abaixo você terá uma noção de quantos Watts um CV é capaz de gerar.

Esta unidade existe nomeadamente no meio da industria automobilística, para classificar a potência máxima dos motores de combustão interna.

Nos países anglo-saxônicos, utiliza-se o horse power, de símbolo hp, que é uma unidade de mesma escala de grandeza, mas com valores diferentes. O Horse Power define-se como sendo a potência necessária para elevar verticalmente a uma velocidade de 1 pé/min uma massa de 33.000 libras.

  • 1 CV = 735,49875 Watts
  • 1 HP = 745,6987158227022 Watts
  • 1 HP = 1,0139 CV
  • 1 CV = 0,9863 HP

Falando em combustão interna, chegamos ao que interessa: Para produzir CVs ou HPs e movimentar o carro, necessita-se basicamente misturar oxigênio + combustível + calor + pressão, para obter uma explosão controlada (combustão interna) que movimentará várias peças internas do motor, fazendo-as girar e por sua vez, estando conectado ao sistema de transmissão do veículo, fará as rodas girarem.

Veja como acontece dentro motor do seu carro, numa vista em corte transversal:

Abaixo, a descrição de cada etapa do funcionamento de um motor à combustão:

motor+funcionando+gif

Motor em funcionamento

Abaixo, a descrição de cada etapa do funcionamento de um motor à combustão:

  • 1° Tempo: Admissão – Entra no cilindro uma mistura de ar e combustível vaporizado.
  • 2° Tempo: Compressão – A mistura de ar e combustível é comprimida e no fim (ponto de ignição) a mistura é inflamada pela faísca produzida pela vela.
  • 3° Tempo: Expansão – Depois da ignição da vela, a mistura gasosa explode e sofre uma forte dilatação, empurrando o pistão para baixo, que ligado à outras peças, movimenta o motor e periféricos.
  • 4° Tempo: Escape – A mistura gasosa resultante da explosão sai do cilindro para o exterior, é nesta hora que saem pelo escapamento do carro os gases resultantes e bastante barulho, caso o carro não esteja com o sistema de abafadores e silenciadores em boas condições.

Todo o processo é cientificamente ajustado, pois para que tudo ocorra bem existem proporções, como:

Medida estequiométrica:  Um motor à combustão para funcionar perfeitamente, precisa que a mistura de Ar + Combustível esteja na razão de 15:1 (15 partes de oxigênio, para 1 parte de combustível), para gasolina e álcool, variando um pouco na mecânica a Diesel, assunto para um outro post no futuro.

Dicas adicionais:

  • FILTRO DE AR – O consumo aumenta bastante e o motor rende pouco e polui muito mais, se o filtro de ar do motor do veículo estiver sujo, entupido ou danificado. Com um filtro deficiente, a admissão de ar pelo motor estará comprometida, desequilibrando a mistura correta de 15:1, fazendo com o que o motor gaste mais combustível para render a potência necessária para compensar a falta de oxigênio para uma queima perfeita.
  • VELAS DE IGNIÇÃO – Sem uma faísca forte e perfeita a ignição ocorre de forma deficiente, fazendo com que o motor gaste maisrendendo menos, porém a causa é vela ruim. As velas duram em média 10 mil Km, com boa eficiência. Acima disso, vale a pena trocar por velas novas. A diferença de potência, resposta do acelerador e economia de combustível é notável.
  • FILTRO DE COMBUSTÍVEL - Deve estar limpo e com boa filtragem, para que o combustível chegue ao motor, evitando inclusive a queima da bomba de combustível. Com um filtro obstruído, a bomba trabalha aquecida acima do normal  e sua vida útil diminui drasticamente. Lembrando que a bomba quando dá defeito, pára de vez, nos deixando na mão, sem avisar.
  • BICOS INJETORES – Os bicos injetores pulverizam o combustível na medida certa que é comandada pela centra de injeção. Por serem expostos ao ambiente aonde ocorre a combustão, eles ficam sujos, impregnados de carvão resultante da combustão, perdem eficiência na vaporização e na injeção. Aumentam o consumo, causam falhas na aceleração, perda de potência e até interrupção da queima, por não conseguirem lançar o combustível dentro do motor.
  • ÓLEO - Para que as partes móveis do motor deslizem perfeitamente e o mesmo funcione de forma suave, mantenha o óleo sempre em dia. Assim seu motor trabalha bem, sem aquecer em excesso e polui menos, pois óleo velho ou fora da especificação interfere na qualidade do que sai do seu escapamento.

Mantenha seu carro sempre checado e em ordem, para economizar mais, poluir menos e curtir todo o desempenho que ele pode nos oferecer.

Em breve, o Tira-Dúvidas do Paolo estará online, para você, amigo leitor, que tem alguma urgência automotiva. Abraços!

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6 comentários sobre “Funcionamento do motor – Entenda e economize!

  1. Quezado disse:

    A frequência de troca da Vela você falou nesse post e do óleio num anterior. E os demais itens? Existe uma frequência média para as trocas? :D Estou colocando tudo na minha agenda hihihi

    Good job, dude!

    Abraços

  2. Fala Quezado! As trocas para as demais peças, na maioria dos carros que usamos hoje em dia acontece da seguinte forma:

    * Filtro de óleo – Recomendo a troca a cada 5.000KM, junto com o óleo;
    * Filtro de Ar – Dura no máximo 7.000kM, independentemente da sua aparência, pois o papel de que ele é feito satura e fica muito obstruído. A super dica é dar um jato de ar no filtro a cada 1.500Km, assim ele estará sempre respirando melhor.
    * Filtro de combustível, recomento a cada 10.000Km no máximo. Particularmente troco o meu a cada 5.000Km, junto com a troca de óleo.
    * Bicos injetores: Só devem ser trocados quando detectado defeito ou perda de eficiência, mas devem ser limpos a cada 10.000Km.

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